PL e Novo selam aliança no Estado com Zucco como pré-candidato ao Piratini

PL e Novo selam aliança no Estado com Zucco como pré-candidato ao Piratini

Foto: Divulgação

Os partidos PL e Novo oficializaram, nesta quinta-feira (24), uma aliança política no Rio Grande do Sul para as eleições de 2026. O anúncio foi feito durante um evento com a presença das principais lideranças estaduais das duas siglas e marcou o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Tenente-Coronel Zucco (PL) ao governo do Estado, nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no RS. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O encontro teve a participação dos presidentes estaduais do PL, Giovani Cherini, e do Novo, Marcelo Slaviero, dos deputados federais Marcel van Hattem (Novo) e Ubiratan Sanderson (PL), ambos pré-candidatos ao Senado. Também estava presente o ex-deputado e ex-candidato a prefeito de Santa Maria Giuseppe Riesgo (Novo), atual secretário de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre. 

A aliança, segundo os dirigentes, é programática e busca unir forças de centro-direita em torno de um projeto comum de reconstrução para o Estado.


– O Rio Grande precisa de coragem, gestão e verdade. Essa união entre o PL e o Novo é o primeiro passo para resgatar nosso Estado e recolocar o povo gaúcho no centro das decisões – afirmou Zucco, que também lidera a oposição na Câmara dos Deputados.


A proposta da frente unificada é atuar de forma coordenada em agendas e decisões políticas, ampliando o diálogo com outros partidos como Progressistas e Republicanos. A meta, conforme os articuladores, é apresentar um projeto que promova segurança, liberdade e protagonismo para o Rio Grande do Sul, em um cenário de recuperação após os impactos das recentes catástrofes climáticas.


O deputado Sanderson (PL) destacou que a aliança é sustentada por afinidades ideológicas:

– Essa é uma aliança de propósitos, de valores e de ação. Não é uma junção por conveniência, mas por convicção.


Marcel van Hattem (Novo) pontuou o momento político nacional e defendeu maior mobilização da centro-direita nas eleições de 2026:


– As eleições de 2026 serão as mais importantes da nossa história recente. Diante da grave erosão democrática que o Brasil enfrenta, é fundamental que os partidos de centro-direita estejam mobilizados para dar uma resposta firme nas urnas.


A aliança ocorre em meio ao cenário de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como principal liderança da direita, mas afastado das disputas eleitorais por decisões judiciais.

( Com informações da assessoria do Novo)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

General Mário Fernandes diz que plano para matar autoridades era Anterior

General Mário Fernandes diz que plano para matar autoridades era "arquivo pessoal"

Moraes decide não prender Bolsonaro por descumprimento de cautelar Próximo

Moraes decide não prender Bolsonaro por descumprimento de cautelar

Política